UsuarioTemPermissao
De DTI Wiki
public function usuarioTemPermissao($codAplicacao, $codObjetoDelphi, $matriculaEmpregado = NULL)
Função
Verifica se um determinado usuário tem acesso à uma determinada tag de uma determinada aplicação e retorna TRUE quando o usuário tem acesso e FALSE quando o usuário não tem acesso.
Esta função deve ser utilizada para verificar os acessos especiais da intranet. Os acessos especiais são aqueles que utilizam o sistema de gerenciamento de usuários e permissões das aplicações delphi. Isto porque os acessos da intranet são somente a nível de menus e de submenus da intranet. Quando precisa-se controlar acessos mais específicos dentro da intranet, como por exemplo a ação de um usuário ou a permissão de usuário para acessar/clicar em um determinado botão dentro de algum sistema da intranet (botão "excluir", por exemplo), deve ser usado controles dos sistemas informatizados (mesma estrutura das aplicações delphi), que permitem controles mais específicos. Para isto, deve-se criar uma nova aplicação na tabela gudesenv.aplicacao ou utilizar alguma existente e criar uma nova tag na tabela gudesenv.objetodelphi ou utilizar alguma existente e utilizar os códigos referentes a estes na chamada deste método da UpfTpl, usuarioTemPermissao().
Sugestão: considere a utilização do método VerificaPermissaoUsuarioRedirect ao invés deste.
Parâmetros
$codAplicacao = Código da aplicação, referente à coluna gudesenv.aplicacao.codaplicacao.
$codObjetoDelphi = Código do objeto delphi, referente à coluna gudesenv.objetodelphi.codobjetodelphi.
$matriculaEmpregado = Matrícula do empregado que se deseja verificar a permissão. Não é obrigatório informar este parâmetro, por default ele tem o valor de NULL. Quando não informado ou informado NULL, é pego automaticamente o usuário logado na sessão ou no become da sessão da intranet.
Exemplos:
$usuarioTemPermissao = $app->usuarioTemPermissao('INT_QTIMP', 8);
ou
$usuarioTemPermissao = $app->usuarioTemPermissao('INT_QTIMP', 8, NULL);
ou
$usuarioTemPermissao = $app->usuarioTemPermissao('INT_QTIMP', 8, 8899);
Boas Práticas: recomenda-se o uso de constantes do PHP para o código da aplicação e para o código do objeto delphi, como no exemplo a seguir:
$acessoAdmin = $app->usuarioTemPermissao(D_CODAPLICDELPHI_INT_QTIMP, D_CODOBJDELPHI_MNTQTASCCS_ADM, 8899);