Consulta / Manutenção de dados

De DTI Wiki

Ir para: navegação, pesquisa

Regras para solicitação de consultas e manutenções de dados.

A solicitação de consultas e manutenções de dados deve ser realizada da mesma forma que o envio de scripts SQL pertencentes a um projeto para testes ou produção. Isto é:

  1. Escreva o seu script SQL. Teste a sintaxe dele na DEV. Adicione um comentário no início do arquivo informando quantas linhas é esperado que sejam afetadas para que o DBA verifique se aconteceu o que deveria.
  2. Anexe o(s) script(s) SQL na solicitação pelo gerenciador de solicitações. Caso não haja solicitação crie um atendimento rápido para poder vincular o roteiro a ela (e contar o tempo).
  3. Vincule o DBA a solicitação na atividade de "Implantação" para que ele possa contar o tempo executando o script. Isto é feito por "Gerenciador de solicitações > Consulta > Solicitações (Empregado) > 3 - Consulta - Fila Empregado > (selecionar solicitação desejada) > Botão 'Outro Emp.' (disponível na bairra inferior) > (selecionar atividade de 'Implantação') > (selecionar DBA na listagem) > Clicar em 'Salvar'".
  4. Abra o roteiro de implantação da solicitação que está exigindo essas consultas/manutenções de dados (nesse caso de teste se está usando o "Microsoft Office Professional Plus 2010"). Caso não haja roteiro de implantação ainda, crie um.
  5. Crie uma nova linha no "Objetos e Scripts Oracle". Idealmente para arquivos que não irão para o CVS deve ser criado um novo módulo. O módulo não tem um nome convencionado, usar o que for mais adequado ("Consultas e Manutenções de dados" é um exemplo de nome para o módulo). Caso for criar um módulo adicione mais uma linha acima da recém criada e execute a seguinte sequência de passos: clicar com o botão direito na linha recém criada acima (não deve ser a última linha); clicar em "Selecionar > Linha"; clicar novamente com o botão direito na linha selecionada; clicar em "Mesclar Células"; clicar mais uma vez com o botão direito na linha selecionada; clicar em "Bordas e Sombreamento"; selecionar aba "Sombreamento"; selecionar a cor com title "Branco, Plano de fundo 1, Mais escuro 25%" no dropdown "Preenchimento"; escrever nome do módulo nessa linha na fonte Calibri, tamanho 10, negrito.
  6. Na linha criada no passo anterior e ainda não alterada (não o cabeçalho do módulo), inserir as informações do script SQL. O número de sequência não deve resetar no novo módulo. Caso um módulo acima adicione novos scripts o número de sequência deve ser maior em uma unidade do que qualquer número de qualquer script de qualquer módulo. A versão nesse caso é só um número, sem ponto, e indica a versão daquele anexo na solicitação. O objeto/script é o nome do script anexado a solicitação, o esquema é o esquema que se deseja que o script seja executado, as colunas homologação e teste (H & P) devem estar vazias quando se deseja que os script seja executado nelas e possuírem três hifens ('---') caso contrário (ex.: para executar só em produção colocar três hífens na coluna 'H').
  7. Adicionar uma linha no "Histórico de revisões deste documento" acima da primeira, informar o que foi adicionado e pedir pela execução dos scripts.
  8. Salvar documento e (re-)anexar ele a solicitação.
  9. Enviar e-mail para o DBA (no momento Rogério Marros), com o seguinte assunto: "[DEPLOY] Nº da solicitação - Título da solicitação", e como corpo da mensagem o mesmo que foi escrito no histórico do roteiro de implantação.
  10. Esperar retorno por e-mail do DBA dizendo que o script foi executado. O resultado do script será inserido no roteiro de implantação no bloco "Observações" (ou no caso de erros no bloco "Descrição de Erros/Inconformidades Encontrados").
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas