Lições do Projeto - Rematrículas 20131
De DTI Wiki
1) Atraso: O projeto não ocorreu dentro dos tempos estipulados na EAP. O atrasdo causou preocupação em função dos testes de performance planejados para serem realizados com tempo suficiente antes do inicio das matrículas. Os testes foram realizado e por sorte nenhum problema grave foi detectado, senão teriamos tido problemas com tempo para solucionar.
2) Falta de atualização da EAP: A EAP não foi atualizada durante o projeto. Faltaram alguns requisitos no documento, como testes de performance. Apenas a previsão de tempo de cada requisito estava preenchida, o tempo real e as justificativas de atraso não foram atualizados pelos participantes do projeto.
3) Complexidade de alguns requisitos: Alguns requisitos eram muito complexos e dependiam de estudo para entendimento do sistema, já que os participantes não conheciam todas as regras do sistema em questão.
4) Problemas com configurações realizadas pelo setor de redes: A cada matrícula é necessário revisar configurações de rede, pois o pessoal nem sempre mantém as configurações necessárias para o bom andamento do sistema de matrículas.
5) Dados para testes: Os testes dos sitemas de matrícula sempre são um problema com relação aos dados, pois a quantidade de informações necessárias para ocorrer a matrícula é muito grande, além disso poucas pessoas conhecem todos os passos de preparação de matrículas. A dificuldade de testes ocorre tanto para o desenvolvedor quato para a equipe de testes.
COMO FAZER
1) Testes de performance:
Foram realizados testes de performance onde foi possível identificar alguns problemas nas configurações de rede. É sempre muito importante fazer testes de performance como forma de prevenção.
2) Relatórios jasper: Ao invés de abrir uma instância para cada relatório a ser gerado, agora é uma instância para todos os relatórios, economiza memória e gera o relatório mais rápido pois não precisa inicializar a JVM.
3) Desenvolvimento de um check list: Foi desenvolvido um check list de informações que devem estar cadastradas no sistema para o funcionamento das matrículas, que facilitou a conferência dos dados de configuração de matrícula, evitando transtornos no primeiro dia de matrículas.
4) Comprometimento, esforço da equipe: Troca de experiências entre os colegas. Disponibilidade para ajudar os colegas.
5) Mudança em alguns componentes da equipe que realiza projeto de matrículas: É importante mudar a equipe para que mais pessoas conheçam o sistema de matrícula, mas com o cuidado de mesclar entre alguns com experiência neste projeto e outros não, para não correr riscos.
6) Testes durante o processo de desenvolvimento: Foram realizados muitos testes durante o processo de desenvolvimento, assim não ocorreram muitos problemas durantes os testes da equipe de testes.
SUGESTÕES: O grupo sugeriu aplicar testes de performance em outros sistemas que necessitem.